domingo, 8 de janeiro de 2023

O que é harmonia?

 

O que é harmonia?


     

Resumidamente, podemos dizer que melodia consiste em notas musicais tocadas em sequência (uma de cada vez) e, harmonia, notas musicais – duas ou mais - tocadas simultaneamente. Explico melhor.

Uma melodia pode ser cantada a cappela, isto é, sem acompanhamento instrumental. Esta mesma melodia também pode ser tocada por um instrumento apenas; então dizemos que o instrumentista está solando a melodia. Solo é uma palavra de origem italiana que significa sozinho, em português. Embora não possamos dizer que uma instrumentista está tocando a capella, cantar a capella também é uma maneira de solar uma melodia, pois o intérprete está cantando sozinho.

Em geral, vemos cantores se apresentando acompanhados por um violão ou um piano, que são instrumentos - diferentemente da flauta, do saxofone, da clarineta etc. - capazes de tocar muitas notas ao mesmo tempo. Nesse caso, os instrumentos acompanhantes (violão e piano) estão tocando a harmonia, que é uma organização de blocos de notas musicais que servem de base para a melodia. A esses blocos de notas damos o nome de acordes. Por muito tempo, no Brasil, os acordes tocados no violão foram chamados de “posições”.  

Quando os cantores ou instrumentistas são acompanhados por um conjunto musical, pode acontecer de vários instrumentistas estarem tocando harmonias ao mesmo tempo – cavaquinho, violão, guitarra e piano, por exemplo -, ou a harmonia pode ser dividida entre os instrumentos do conjunto acompanhante, como no caso de uma orquestra em que cada instrumento pode estar tocando notas em sequência, mas, como elas soam simultaneamente, o conjunto faz soar a harmonia acompanhante.

Quando você ouvir um coral cantando, preste atenção e verá que cada voz canta uma melodia diferente, de modo a permitir que ocorram encontros de notas musicais que configurem uma harmonia. E quando ouvir o Chico Buarque cantando e tocando violão, saiba que, com a voz, ele canta a melodia e, com o violão, toca a harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário