quinta-feira, 1 de junho de 2017

Canção

De um modo geral, canção é uma obra artística composta por melodia e letra, isto é, uma obra formada por elementos musicais e linguísticos. Todavia, há vários tipos de canção: canção lírica, canção popular, canção de ninar, canção de trabalho, canção cigana etc. Podemos inclusive considerar a ópera como uma grande canção.
Por volta do século XIV surgiram, na Itália e na França, diversas formas de canção com acompanhamento instrumental, com destaque para as canções de Josquin des Près. No início do período Barroco, as composições de John Dowland para alaúde e voz se tornaram muito populares na Inglaterra. Aos poucos as canções do Barroco cederam espaço para o Lied romântico alemão, que tem como principais expoentes Schumann e Schubert. Lied, palavra alemã, que dizer genericamente “canção” e é utilizada nas configurações Kunstlied (canção artística ou erudita) ou Volkslied (canção popular). Os românticos russos também lançaram mão desta linguagem artística, a exemplo de Glinka e Tchaikovsky. Também os compositores, chamados eruditos, de períodos mais recentes, como Debussy, compuseram canções; e este modo de fazer música chegou ao século XX com os mesmo encanto de suas origens; Alban Berg e Arnold Shönberg são dois bons exemplos disto.
A canção erudita brasileira é representada por grandes nomes da nossa música de concerto como: Villa-Lobos, Camargo Guarnieri; Guerra Peixe; Cláudio Santoro e pelo nosso grande compositor de óperas – “O Guarani” e “Fosca”-, Carlos Gomes.
Todos os compositores brasileiros citados se ocuparam da canção de concerto, no entanto, diferentemente do europeu, o púbico brasileiro é apaixonado pela canção popular e seus representantes estão entre os melhores do mundo. Nas próximas páginas abordaremos as intrigantes características desta modalidade artística que nos faz orgulhosos de ter nascido neste país.

Tão longe de mim distante
Onde irá, onde irá teu pensamento
 Quisera, saber agora
Quisera, saber agora
Se esqueceste, se esqueceste
Se esqueceste o juramento.
 (Excerto da letra de “Quem Sabe”, canção de Carlos Gomes sobre poesia de Bittencourt Sampaio)





4 comentários:

  1. Cantei ...e eu achava que era meu pensamento...
    Parabéns Baixinho!!

    ResponderExcluir
  2. Marcio, até que ponto essa coisa de oriente e ocidente modifica a música. No caso do Brasil, a influência africana é uma constatação, desde da época da escravidão com os nossos descentes africanos. Agora eu pergunto, onde estaria a origem musical dos africanos? Seria algo do ocidente ou do oriente? Parabéns pelo texto, bem esclarecedor, fazendo com que aprendemos um pouquinho mais sobre música. Obrigado por oferecer isso a nós.

    ResponderExcluir